As estrelas do evento e a maior atração.

O Cosplay Nordeste foi criado para permanecer a essência nerd, um dia diferente para pessoas com gosto em comum se conhecerem e socializarem.
Cosplay vem de costume play, que é brincar de se fantasiar.

É uma tradição que já veio dos Estados Unidos nas convenções de star wars, o japão adorou a ideia e já começou a brincadeira com os animes e mangás

O concurso e desfile cosplay são as atrações principais do Cosplay Nordeste com as melhores premiações do evento para os 1° lugares!

PARTICIPE DO CONCURSO

Se inscreva aqui

 

Concurso de Cosplay – Regras (teremos telão esse ano)

 

1. FORMATO

1.1 Concurso de cosplay terá duas categorias:  Tradicional (solo ou dupla) e Desfile.

1.2 Não é permitido utilizar personagens originados de alguma mídia não oficial, ou inventados, estão permitidos crossovers desde que exista uma mídia oficial do mesmo, precisando ser comprovada no ato da inscrição.

1.3 Levem áudio em MP3 ou video em wmv ou mp4 no Pendriver (CDS não serão aceitos)

2. CATEGORIA

2.1 Tradicional (solo ou dupla)

2.2.1 É consideradotradicional qualquer apresentação que utilize um ou 2 componentes na atuação, desconsiderando componente(s) de apoio.

2.2.1 O tempo máximo para a apresentação é de 3 minutos. E o limite de apoio(s) em 3 pessoas.

2.2 DESFILE

2.3.1 A Categoria desfile vem para somar e premiar também aqueles cosplayers que por timidez ou inexperiência não se apresentam na categoria individual. É uma forma do evento incentivar para que todos os cosplayers participantes do evento possam ser premiados, independentemente de ter de bolar uma apresentação! O Prêmio será divulgado posteriormente. Nesta categoria não existe um tempo fixo, o apresentador coordenará a entrada/saída dos concorrentes. O Cosplayer sobe ao palco, dirige-se ao centro do mesmo onde faz 3 poses características do seu personagem e é avaliado pelos juízes. Segue em frente e espera com os outros cosplayers do outro lado do palco.

2.3.2 os juízes julgarão a similaridade da roupa e dos trejeitos do personagem, e como na categoria tradicional, não serão avaliados porte físico, raça ou outras características físicas assim como a opção de homens interpretando personagens femininos ou vice-versa.

2.3.3 Serão permitidas crianças de todas as idades desfilarem, com a permissão e auxilio dos pais, porem crianças de até 10 anos não concorrem ao prêmio.

2.5 ESTRUTURA

2.5.1 As duas categorias concorrem a prêmios. Apresentações livres Continuam não concorrendo.

2.5.2 Na categoria Tradicional, os concorrentes poderão se utilizar de recursos de áudio para incrementar suas apresentações
2.5.3 Não será permitido a membros diretos da equipe de produção concorrer.

2.5.4 Não será permitido porte de armas de fogo, corte, explosivos ou qualquer objeto que venha a pôr em risco o público, ou qualquer pessoa que se encontre no evento.

2.5.5 O Cosplayer inscrito no concurso é responsável pelo material cedido a ele pelo evento na hora da apresentação. Qualquer dano aos mesmos (palco, microfone, etc) será de sua inteira responsabilidade.

2.5.6 Por motivos de segurança, Os Cosplayers que levarem armas de metal(espadas, foices, adagas, etc), mesmo que sem fio, terão de deixar suas espadas com a organização do evento até a hora de sua apresentação. Depois da apresentação deverão entrega-las novamente a organização até a sua saída do evento.

3. PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

3.1 Será aceita uma única inscrição por dia para cada indivíduo em cada categoria. Salvo a categoria desfile, a inscrição não é necessária. Basta que o cosplayer esteja ao lado do palco na hora da apresentação. ATENÇÃO PARA OS CONCORRENTES DA CATEGORIA: ganharão pontos extras aqueles que levarem fotos de sua personagem e deixá-las na mesa de inscrição devidamente identificadas com seu nome, telefone/e-mail para contato.

3.1.1 As inscrições darão início das 14:00 as 16:00hs no estande de inscrições do evento. (ATENÇÃO PARA O HORÁRIO DAS INSCRIÇÕES! NÃO ACEITAREMOS INSCRIÇÕES DEPOIS DESTE HORÁRIO EM HIPÓTESE ALGUMA). (Mentira, nos amamos vocês).

3.1.2 As inscrições serão realizadas unicamente para o dia da apresentação.

3.1.3 Os áudios ou vídeos deverão estar em perfeito funcionamento, o único responsável por sua qualidade é o próprio cosplayer. Qualquer defeito (som baixo, falta de sincronia do áudio com o vídeo, codecs não reconhecidos, etc.) é de inteira responsabilidade do mesmo. Recomenda-se que faça a conversão para os formatos de áudio e vídeo mais comuns, capazes de rodar em qualquer PC. Testar em outro PC (na casa de um amigo, trabalho, etc.) é bom para assegurar que seu áudio/vídeo estão perfeitos. São permitidos áudio/vídeos em Pen drives (de preferência e sem vírus).

3.1.4 É obrigatório do ato de inscrição o uso de nome completo junto com dados de contato (telefone e/ou e-mail) além da idade a cidade de onde veio o cosplayer.

3.2 Serão disponibilizadas 50 vagas para a categoria individual ou dupla. As vagas para as categorias desfile são livres.

4. APRESENTAÇÃO

4.1 É obrigatório aos cosplayers inscritos se informarem sobre a hora de apresentação na grade de programação do evento, para se deslocarem para o local de acesso ao palco 30 minutos antes do horário de início das apresentações.

4.2 O início das apresentações serão considerados com o início do áudio pré-gravado ou por sinal positivo do cosplayer.

4.2.1 Será permitido o uso de auxiliares de palco, desde que não interfiram na interpretação do andamento da apresentação.
4.2.2 Em caso de organização de material no palco, será concedido um tempo limite para montagem e retirada de material totalizando 1 minuto

5. JULGAMENTO

5.1 Serão critérios de avaliação 3 aspectos: Similaridade e Interpretação e Criatividade.

5.1.1 Similaridade(PESO 3) é o comparativo com o personagem original em relação à indumentária e seus acessórios que compuserem a fantasia. (Roupa)
5.1.2 Interpretação(PESO 3) é a igualdade do modo como se interpreta o personagem em relação ao original.
5.1.3 Criatividade(PESO 4) é a capacidade dos cosplayer em inovar em sua apresentação fazendo algo novo, diferente das demais apresentações, sem fugir do contexto do personagem.
5.1.4 Não serão avaliados porte físico, raça ou outras características físicas assim como a opção de homens interpretando personagens femininos ou vice-versa, no nosso evento não permitimos qualquer tipo de preconceito.
5.1.5 Para melhor qualidade das notas e evitar tendências extremamente positivas ou negativas, a maior e a menor nota serão cortadas, sendo a média considerada.

5.1.6 A premiação será anunciada no dia, mas os prêmios só serão entregues depois de apuração e verificação se não houve atitude de má-fé de nenhum dos vencedores. Caso isso ocorra, o mesmo será desclassificado e sua premiação passará para o competidor de nota inferior mais próxima a sua. As categorias desfile estão fora desta regra.

6. CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA PERDA DE PONTUAÇÃO

6.1 Serão consideradas condições especiais, as que não participam dos dois critérios principais de julgamento.

6.1.1 São consideradas condições especiais para perda de pontuação:

– Uso de palavrão;

– Utilizar durante a categoria desfile, algum cosplay de sua autoria que já tenha sido utilizado em alguma edição do Cosplay Nordeste

– Usar áudio de voz original do personagem interpretado, do anime, jogo ou filme. (O próprio Cosplayer tem que criar seu áudio, se possível com sua voz).

– Deixar rastros da apresentação no palco que interfiram nas apresentações seguintes;

– Acessório que quebre durante a apresentação, significando ou não risco para quem estiver interpretando, apresentando e o público presente;

– Ultrapassar em até 20 segundos o tempo limite da apresentação.

– Fazer coisas que induzam a obscenidade ou que estimule o a violência psíquica (apresentações que estimulam uso de droga, psicopatia etc).

7. CONDIÇÕES PARA DESCLASSIFICAÇÃO

7.1 É considerado fator determinante para a desclassificação do(s) cosplayer(s):

– Exposição de roupas ou partes íntimas que não possuam relação com o personagem de origem;

– O desvirtuamento das características originais dos personagens através de “avacalhações”, fugindo da interpretação ou vestuário original(isso será considerado automaticamente como livre e portanto, não concorrente);

– O uso de qualquer artifício de qualquer grau, que possa afetar tanto cosplayers, apresentadores ou pessoas na plateia física ou moralmente;

– O uso de qualquer artifício de qualquer grau, que possa afetar a estrutura física do local;

– Ultrapassar mais de 30 segundos do tempo limite da apresentação;

– Interagir de forma direta com os apoios (contracenar);

– Usar personagens de origem de séries consideradas Hentais, ou roupas que abusem do nudismo, na duvida pergunte ao organizador do concurso se o cosplay é válido para o concurso.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 As regras terão validade a partir da data de publicação e poderão ser alteradas sem prévio aviso, valendo as regras que estiverem disponíveis durante o evento.

8.2 O Cosplayer inscrito no concurso, Ou seu(s) responsável(eis), automaticamente se declara(m) ciente(s) de todas as regras aqui descritas e concorda(m) plenamente com as mesmas.

Boa Sorte a Todos!